sexta-feira, 20 de março de 2015

ACIG luta por "ciclovia de verdade" - Conheça o Projeto da Ciclovia Transgaleão



 A Oportunidade Perdida:



Aclamada em 2012 pela obras de implantação do anel cicloviário, uma obra promissora de 18,2 km de rotas cicláveis na Ilha do Governador desenvolvida por um ciclo-ativista, e projetado por uma ONG. O anel cicloviário era a grande esperança de uma estrutura de qualidade para os ciclistas insulanos.




Todavia no desenrolar de sua execução várias alterações impostas por órgãos de engenharia de tráfego limitaram o projeto às discutíveis faixas compartilhadas, apesar de vandalizada em muitos pontos, pelo menos o projeto trouxe para as ruas da ilha sinalização e por onde passa o traçado a redução do limite de velocidade , era comum andar pela rua e escutar um "Vai pra calçada!" - um equívoco.

Com a população criticando duramente a "ciclovia de mentira" o projeto foi entregue sem data oficial e tão pouco com cerimônia de inauguração.

Confira a matéria da TV brasil:
https://www.youtube.com/watch?v=yzRXGUN8TVo


Nasce o projeto da Ciclovia Transgaleão:

Com muitas lições aprendidas a ACIG - Associação dos Ciclistas da Ilha do Governador em 2015 decidiu elaborar, defender e idealizar um projeto de sua autoria, um projeto que realmente mude a mobilidade urbana da Ilha do Governador, um projeto que permita um legado para futuras gerações e coloque a Ilha de vez nos mapas de lugares para se pedalar com qualidade.

Traçado da Ciclovia Transgaleão - 9km
A ACIG decidiu olhar para o coração da Ilha, a Estrada do Galeão, via mais importante de acesso ao bairro, que passam diariamente milhares de insulanos em diferentes meios de transporte. Todos os dias centenas de ciclistas já fazem seu trajeto pela Estrada do Galeão, seja passeando, trabalhando ou indo para a escola, e observando a Estrada do Galeão em toda sua extensão tem um canteiro central inutilizável, e depois da portuguesa uma calçada em estado de abandono, a pergunta então, não foi o por que? e sim o por quê não uma ciclovia?

Modelo de ciclovias em canteiros centrais
Não precisamos sair do Brasil, para buscar uma inspiração, a cidade mineira de Governador Valadares, que tem aproximadamente o mesmo número de habitantes da Ilha do Governador, respira bicicleta, todas as principais vias da cidade são acompanhadas de vias exclusivas para bicicletas um exemplo muito semelhante com a Estrada do Galeão é a Avenida J.K., via principal da cidade, que ao invés de um canteiro para arbustos, sempre foi rota para bicicletas, não é de se esperar que na hora do rush, o fluxo de bicicletas é maior que o dos carros.

Avenida JK - Governador Valadares - MG
Outro exemplo bem mais recente foi a construção da ciclovia nocanteiro da Avenida Paulista, uma das principais do Centro da Cidade de São Paulo.


O objetivo da Ciclovia Transgaleão é conectar a Ciclovia já existente do Rio-Jequiá no bairro do Cacuia a estação do BRT no fundão, cortando a Estrada do Galeão em 9km de extensão, Do cacuia até a portuguesa 3,5km através da construção de uma ciclovia sobre o canteiro central que alguns trechos chega a ter quase 4m de largura.

Traçado do trecho do Cacuia a Portuguesa
Canteiro central da Estr. do Galeão chega a ter 4m de largura

Em período eleitoral canteiro se torna ponto poluição visual
Da portuguesa ao fundão com um traçado de 6km por calçadas compartilhadas que beiram as áreas militares.
Traçado da Portuguesa a estação do BRT
Calçada pouco utilizada
Calçada de 5 m de largura da Base Aérea do Galeão
Incluindo a Base Aérea do Galeão, travessia pela ponte velha em faixas unidirecionais em cada sentido, e estruturas de apoio na estação do BRT, com bicicletários no interior da estação.

Bicicletário já existente na estação do BRT
O projeto já está detalhado, já foi veiculado no jornal de bairro O Globo e no Jornal O DIA.



Até o fim deste mês, a ACIG buscará de todas as formas apresentar o projeto da Ciclovia Transgaleão a Secretaria de Meio Ambiente, responsável pela execução de projetos dessa área no munícipio do Rio de Janeiro. Fiquem por dentro!


Maiores Informações:

Luan Ferreira
Membro-Fundador
21 98883-3479 /  / 2467-1112
acigilha@hotmail.com


domingo, 1 de março de 2015

Pedal do dia Internacional da Mulher 2015 - 08.03.2015


Sobre o Pedal:

No dia Internacional da Mulher celebrado em todo mundo no dia 08 de março, este ano coincidindo com o segundo domingo do mês, como todos já sabem, segundo domingo, é dia de pegar a magrela e acompanhar o passeio da família ACIG, com a presença inadiável da família Cicle Zidan além de outras personalidades ilustre do nosso bairro.

Por cair numa data tão especial, o passeio será de homenagens para elas, as mulheres, seio da vida, e geratriz de toda humanicidade, preparemos uma calorosa recepção para elas.

Desde já, pedimos que as participantes do sexo feminino venham de rosa! Para tirar aquela foto das meninas super poderosas.

Pedal Folia ACIG - 2015

Esquema:

- Concentração:
 A Concentração se dará no Parque Manuel Bandeira (Aterro do Cocotá) ás 08:00h, o grupo sairá a partir das 08:30h. Após a passagem dos informes e orientações.

- Roteiro:
O Roteiro será dividido em três trechos e duas paradas.

O Primeiro Trecho (7km) se iniciará na concentração e irá até o Corredor Esportivo, antes passando pelos bairros da Freguesia, Bancários, Tauá e Moneró

Primeira Parada: A Primeira parada ocorrerá na praça do Corredor Esportivo, haverá distribuição gratuita de água e lanche, .

Segundo trecho (9km) é  o mais pesado do pedal, devido as subidas da Rua Eduardo Nadruz e do Jardim Guanabara, saindo do Corredor seguirá pela Portuguesa, cruzando a Estrada do Galeão e passando pela Praia da Bica, Ciclovia Rio-Jequiá, Zumbi, e Ribeira.

Segunda Parada: A segunda parada ocorrerá em frente a praça  da Escola Municipal Cuba

Terceiro Trecho (2,2 km): Saindo da praça trará o grupo de volta ao Cocotá, onde ocorrerá o término do passeio.

Mapa Esquemático:
MAPA ESQUEMÁTICO


Carro de apoio - Colaborador Cicle Zidan
 Orientações:
- Não quebre a Cabeça use SEMPRE Capacete!
- Menores de 16 anos acompanhados dos responsáveis
- Filtro solar, água, luvas e tênis são itens importantíssimos.

Equipe de apoio - batedores
Realização:












Colaboradores:







Maiores Informações:


Luan Ferreira
21 99847-5988 / 98883-3479 / 2467-1112
acigilha@hotmail.com